34º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática

O Encontro está acreditado como Acção de Formação de 12 horas para os Professores dos Grupos 230 e 500, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPF/ACC/112797/21).

3 a 4 de Dezembro
Santiago do Cacém

Tendo em conta o aumento do número de casos de Covid-19 e as novas medidas de controlo da pandemia a partir dia 1 de dezembro será necessário apresentação do Certificado digital ou Teste Negativo para a participação no evento.

Apresentação do 34º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática

O Seminário Nacional de História da Matemática foi fundado em Janeiro de 1988, no seguimento das comemorações do bicentenário do falecimento do distinto matemático português José Anastácio da Cunha (1744-1787), as quais se realizaram em vários pontos do País, nomeadamente em Coimbra, Évora e Lisboa. Conscientes de importantíssimas lacunas no que dizia respeito à divulgação e investigação em História da Matemática no nosso País, e muito em especial no que dizia respeito à Matemática Portuguesa, membros das Universidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Minho decidiram criar uma estrutura adaptada às circunstâncias que promovesse a elaboração de uma rede nacional de contactos entre os interessados e investigadores em História da Matemática, e simultaneamente promovesse a colaboração e intervenção em temas nessa área. Não foi esquecida a importante necessidade de integração na comunidade internacional dos historiadores da Matemática, evidenciada pela presença em todos os Encontros Nacionais de investigadores de outros países. O SNHM acha igualmente de grande importância a investigação em história do Ensino da Matemática, e tem
incluído este tema nos seus Encontros. Desde meados dos anos 90 o Seminário passou a constituir uma secção autónoma da  Sociedade Portuguesa de Matemática .


Os Encontros do Seminário têm-se processado regularmente, com uma média de um Encontro por ano, desde 1988 até a esta data foram realizados 33 Encontros. O Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática publica um suplemento com os resumos alargados das palestras de cada Encontro, possibilitando assim a um público mais vasto o acesso aos temas que foram abordados nestas reuniões.


Em resultado da aproximação entre investigadores portugueses e brasileiros em História da Matemática foram iniciados em 1993, em Coimbra os Encontros Luso Brasileiros de História da Matemática, que têm tido lugar, de forma regular, alternadamente em Portugal e no Brasil. Em Outubro de 2022 realizar-se -à em Setúbal o 9º Encontro Luso Brasileiro de História da Matemática. Estes Encontros têm tido sempre muita participação, geralmente com mais de 100 inscrições. Todos os Encontros, com a excepção do 3º, têm as suas Actas publicadas. As Actas do 8º Encontro, que teve lugar no Brasil, na Foz do Iguaçu, em 2018, serão publicadas até ao fim deste ano.


Também os historiadores da matemática portugueses e espanhóis decidiram passar a interagir de forma mais regular, e deste modo se definiram os Encontros Ibéricos de História da Matemática, alternadamente a realizar de três em três anos em Espanha e em Portugal. O primeiro teve lugar em Santiago de Compostela em 2013, o quarto está previsto para Julho de 2022 em Leiria.


O levantamento dos Encontros Nacionais do Seminário Nacional de História da Matemática, com indicação dos convidados não portugueses, bem como a listagem dos Encontros Luso Brasileiros e dos Encontros Ibéricos de História da Matemática pode ser consultado no site da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Professor que escreve uma fórmula em um quadro-negro
site.jpg

Santiago do Cacém

O concelho de Santiago do Cacém faz parte do distrito de Setúbal, e, juntamente com os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Odemira integra a sub-região do Alentejo Litoral, NUT III. O concelho de Santiago do Cacém tem uma área de 1058 km2 e uma população total de 28.715 habitantes (resultados dos Censos 2020), distribuídos pelas freguesias de Santo André; Cercal do Alentejo; União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água; União de Freguesias de Santiago do Cacém, São Bartolomeu da Serra e Santa Cruz; Alvalade do Sado; Ermidas-Sado, Abela e São Francisco da Serra. Trata-se de um concelho com áreas rurais e urbanas, com duas cidades de média dimensão – Santiago do Cacém e Santo André e três vilas – Alvalade, Cercal e Ermidas-Sado. A população ativa está maioritariamente alocada ao setor terciário.

O território tem vindo a ganhar relevância do ponto de vista turístico, nomeadamente através da promoção e valorização do seu património natural e cultural.

No que concerne aos bens culturais e arquitetónicos existentes na freguesia onde se situa a escola sede do Agrupamento, salientam-se, entre outros, as Ruínas de Miróbriga, a Igreja Matriz, o Castelo, a Zona Histórica, a Biblioteca Municipal e o Auditório António Chainho.

retirado do projeto educativo do agrupamento das escolas de Santiago do Cacém

Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém

O Agrupamento resulta de um processo de agregação ocorrido no ano de 2013, mais propriamente no dia 26 de abril. Assim, o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém (anterior unidade educativa com sede na Escola Básica Frei André da Veiga) e a Escola Secundária Manuel da Fonseca deram origem à atual Unidade Educativa.

Devemos ter presente que o atual Agrupamento abrange e tem influência num território educativo que ultrapassa o âmbito concelhio, com uma oferta educativa e formativa que vai desde a Educação Pré-Escolar até ao 12º ano.

Por um lado, a procura da oferta educativa e formativa deste Agrupamento, por parte dos Pais e Encarregados de Educação de outros concelhos foi, e continua a ser, um ato recorrente. Por outro os resultados alcançados na transição de ano e nas avaliações externas permitem-nos assumir que o constructo da agregação atuou sinergicamente ao nível das estruturas verticais e horizontais e não diminuiu a qualidade das aprendizagens ministradas.

retirado do projeto educativo do agrupamento das escolas de Santiago do Cacém

Sobre o Patrono Manuel da Fonseca

04_big.jpg
Fórmulas Matemáticas

Organizadores

Parceiros

Patrocínio

oceanic logo.JPG
União de freguesias.JPG